Sabia detalhes sobre como será o 5G no Brasil

A velocidade da Internet se expande muito rapidamente por causa do avanço tecnológico. Alguns países, como Alemanha, China, Japão e Estados Unidos já estão utilizando o 5G.

No Brasil, essa tecnologia apenas será efetivada com a montagem de uma infraestrutura adequada, que depende do leilão de frequências, previsto para ser realizado em 2021 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para você ficar informado sobre a chegada do 5G no Brasil, separamos alguns dados sobre o funcionamento dessa tecnologia, cujo foco é a transformação digital. Confira!

Afinal, o que é o 5G?

O 5G é uma nova geração de Internet, evolução direta do 4G, que promete trazer mais velocidade para realizarmos atividades, como baixar e enviar arquivos. Outras vantagens são diminuir o tempo necessário para conectar dispositivos e tornar as conexões mais estáveis.

Vale destacar que o 5G proporcionará uma conexão ágil a diversos dispositivos de forma simultânea, como celulares, carros e relógios smart. Além disso, viabilizará a expansão de casas smart, que contam com lâmpadas, tomadas e assistentes virtuais se conectando via WiFi.

Quando essa tecnologia chega ao Brasil?

A estimativa é que o 5G no Brasil esteja disponível nas principais capitais até julho de 2022. Está previsto que essa tecnologia vai cobrir todo o território nacional em julho de 2029.

Isso acontece porque se trata de um processo complexo que envolve questões legislativas e de infraestrutura tecnológica. Afinal, as operadoras devem seguir as regras governamentais para investir e montar os equipamentos necessários para oferecer a quinta geração de internet móvel, no País.

É preciso ainda instalar um grande número de antenas no Brasil, para que essa tecnologia tenha uma ampla cobertura e um bom funcionamento. Isso exige muito planejamento e tempo para ser finalizado.

No que o 5G difere do 4G?

A velocidade média do 4G é de 19,8 Mbps (megabits por segundo), uma boa conexão pode chegar perto dos 100 Mbps. Já o 5G pode chegar a velocidades entre 1 e 10 Gbps (gigabits por segundo), ou seja, 100 vezes mais rápido que o 4G.

Como o 5G é mais veloz, essa tecnologia apresenta um tempo de resposta mais ágil. Com o 4G, um filme de 25GB demora cerca de 40 minutos para ser baixado. Com a nova tecnologia, esse tempo é reduzido para apenas 21 segundos.

Outro aspecto marcante do 5G é eliminar, de uma vez por todas, o famoso delay (atraso) em ligações de vídeos. Além disso, vai permitir que os carros autônomos tenham mais condições de circularem nas vias com eficiência e menos riscos de acidentes.

É necessário trocar de aparelho?

Uma das principais dúvidas quanto ao 5G é sobre a necessidade de trocar o smartphone. Em muitos casos, será necessário adquirir outro dispositivo por questões de compatibilidade com a nova tecnologia.

As exceções ficam por conta de equipamentos mais caros, como o iPhone e o recém-lançado Galaxy S21. Atualmente a indústria de smartphones, principalmente a chinesa, está começando a desenvolver celulares mais simples com suporte ao 5G.

A tendência, nos próximos anos, é que todos os smartphones estejam habilitados para aproveitar os recursos dessa nova tecnologia. A expectativa é que o 5G no Brasil seja uma realidade em breve e proporcione benefícios para os usuários e a economia.

Se você gostou deste artigo, faça o compartilhamento agora mesmo nas redes sociais. Afinal, o conhecimento é fundamental para usar a tecnologia a nosso favor!