Governo do Estado do Espírito Santo
17/06/2015 14h39 - Atualizado em 24/08/2016 09h43

1º Hackathon e-Gov – ES: participação do cidadão nas soluções do Governo

Governo conectado com o cidadão. Pensando nisso, o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) promoveu o 1º Hackathon e-Gov-ES, que consiste numa maratona hacker e de programação com foco no desenvolvimento de soluções para uso da população.

 

Desenvolvedores de aplicativos, designers e outros profissionais do ramo de TI estiveram no evento realizado na sede do Prodest nos dias 12 e 13 de junho, em Vitória. Com a intenção de fortalecer o diálogo e a colaboração, foram apresentadas 26 sugestões de projetos pelos participantes no primeiro dia de evento. Desse total, oito foram selecionadas para serem desenvolvidas por equipes de trabalho. 

 

No segundo dia (sábado), os participantes começaram a executar das ideias, colocando a mão na massa das 9 às 23 horas, trabalhando no desenvolvimento de ferramentas relacionadas com os segmentos de saúde, transporte público, atendimento à população nos órgãos estaduais, acesso aos dados governamentais, produção agropecuária, entre outros.

 

Na avaliação do presidente do Prodest, Renzo Colnago, a iniciativa é fundamental e se alinha com o discurso do governador Paulo Hartung, em relação ao estabelecimento de diálogo do Governo com a sociedade por meio de novas ferramentas. “Antes mesmo do Hackathon, estávamos debatendo pela página do grupo no Facebook os projetos que poderiam ser desenvolvidos. Isso foi importante para dinamizar os trabalhos”, afirma.

 

Inovação

 

O presidente do Prodest também destacou que Hackathon foi um sucesso por mostrar que a inovação é viável. “Por se tratar de uma iniciativa inovadora, promoveremos um evento específico para apresentar os resultados das parcerias realizadas e dos produtos desenvolvidos. Queremos soluções que contribuam para aperfeiçoar os serviços prestados pelo Governo à população”, enfatiza Renzo Colnago. No dia 26 de junho, esse evento será realizado na sede da autarquia, onde serão apresentadas as soluções propostas e a sistemática do Hackathon.

 

Para Diego Martins, consultor da CA Technologies e participante do evento, a iniciativa pode contribuir para a criação de ferramentas que ajudem a reduzir os gastos governamentais. “A forma colaborativa é a mais rápida e eficiente de encontrarmos soluções que melhorem a vida do cidadão. Com certeza, o Hackathon vai apresentar bons resultados para o setor público a médio prazo. Porém, é necessário ter foco na segurança da informação para que os serviços governamentais não sejam afetados”, destaca.

  

Resultados

 

Uma banca está fazendo a avaliação dos trabalhos utilizando critérios, como grau de utilidade, usabilidade, qualidade do código, complexidade tecnológica, capacidade de resolver um problema real, entre outros aspectos. Resultados serão divulgados no próximo dia 26, no Prodest.

 

As soluções desenvolvidas são de uso público e terão todos os códigos fontes postados em ferramenta online de compartilhamento de software livre.

 

 

Confira abaixo os projetos propostos com desenvolvimento realizado no evento

 

1-Sangue Bom

Aplicativo mobile para facilitar o processo de doação de sangue.

 

2 – Dados ES 

Implementação do CKAN (ferramenta de código aberto que visa facilitar a publicação, compartilhamento e uso de informações) no âmbito da administração estadual para disponibilização e requisição de dados centralizados.


3 – E-Bus
Ferramenta colaborativa sobre a qualidade do transporte público. 

4- Agende ES

Sistema para agendamento de horário para ser atendido em qualquer órgão do Governo do Estado.

 

5- Notificação Inteligente de Multas do Detran (Fui Multado)

Aplicativo para consulta de notificações e infrações de trânsito.

 

6-Atos do Diário Oficial (Dio 2.0) 

Estruturar as bases de dados do Diário Oficial do Estado para facilitar a pesquisa de informações por meio de um portal.

 

7-  SUS Fácil 

Dar transparência ao processo de agendamento de consultas e exames.

  

8- Sistema de informações da Produção Agropecuária Capixaba (Sipac – Dados Incaper)

Criação de sistema para compartilhamento de dados relativos à produção agropecuária no ES.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras